• Objetivo

    Desenvolver uma política de “Core” para peças aeronáuticas, também conhecida como “Core Policy,” refere-se a um conjunto de diretrizes que gerencia a compra, troca, devolução e manuseio de peças de aeronaves que são rebuildáveis ou remanufaturáveis, como motores, componentes de trem de pouso e outros equipamentos críticos.

    Política de Core para Peças Aeronáuticas

    Revisão 0 (original), de 8 de outubro de 2024.
    1. Objetivo

    Estabelecer um procedimento claro e eficiente para a gestão de peças aeronáuticas “core”, incluindo as práticas de devolução, avaliação, reparo, remanufatura e compra. A política visa garantir o uso adequado dos recursos e manter a conformidade regulatória, garantindo a qualidade e segurança na aviação.

    1. Definições

    Core: Peça usada ou danificada que pode ser reparada ou remanufaturada e, após esse processo, é reintegrada ao estoque de peças reutilizáveis.

    – Peça Sobressalente: Uma peça nova ou remanufaturada, disponível para reposição em aeronaves.

    – Troca (Exchange): Processo em que uma peça Core usada é trocada por uma peça nova ou remanufaturada mediante pagamento de uma taxa, além da devolução do Core.

    – Taxa de Core: Valor cobrado por não devolver o Core dentro do prazo estipulado ou por devolução de uma peça não elegível para remanufatura.

    1. Aplicação  

    Esta política aplica-se a todos os clientes, fornecedores e parceiros de manutenção aeronáutica que compram ou trocam peças aeronáuticas sob regime de “core” com a Fly Parts.

    1. Procedimento de Compra e Troca de Peças Core  

    4.1 Processo de Troca  

    – Ao adquirir uma peça sob regime de troca, o cliente deve devolver o Core correspondente em condições aceitáveis para avaliação e reparo.

    – O prazo máximo para devolução do Core é de 30 dias após o recebimento da peça nova ou remanufaturada.

    4.2 Avaliação do Core  

    – Todas as peças devolvidas serão inspecionadas para garantir que estão aptas a serem remanufaturadas ou reparadas.

    – Se o Core devolvido estiver danificado além do reparável ou irreparável (beyond economical repair), será cobrada a Taxa de Core integral ou o valor de uma peça nova.

    4.3 Critérios para Aceitação do Core  

    – O Core deve estar na configuração original da peça e livre de danos catastróficos (ex: fogo, corrosão severa).

    – Componentes principais, como carcaças e engrenagens, devem estar presentes e em condições mínimas de reparo.

    – Quaisquer peças que faltem, ou que tenham sofrido alterações não autorizadas, podem resultar em rejeição da peça e cobrança da taxa completa.

    1. Custos e Penalidades  

    5.1 Taxa de Core  

    – A Taxa de Core será aplicada caso o Core não seja devolvido dentro do prazo de 30 dias ou se o Core for devolvido em condição irreparável.

      

    5.2 Custos de Remoção ou Transporte  

    – O cliente será responsável pelos custos de envio para a devolução do Core. Qualquer dano causado durante o transporte pode ser motivo de recusa da peça.

    1. Procedimento para Devolução de Peças Rejeitadas  

    Se o Core for considerado inadequado para remanufatura, o cliente será notificado e terá duas opções:

    – Aceitar a cobrança da Taxa de Core.

    – Solicitar a devolução do Core rejeitado às suas próprias custas.

    1. Garantia e Responsabilidade  

    – A Fly Parts oferece garantia nas peças remanufaturadas sob troca, de acordo com a política de garantias vigente.

    – Peças usadas ou Cores devolvidos são sujeitos às condições estabelecidas nesta política e à legislação aeronáutica aplicável.

    1. Compliance e Conformidade  

    Todas as transações envolvendo Cores devem estar em conformidade com as normas da ANAC, FAA, EASA e outros reguladores aplicáveis. Os componentes retornados e os processos de reparo devem estar devidamente certificados.

    1. Revisão da Política  

    Esta política será revisada anualmente ou conforme necessário, para garantir que se mantenha atualizada com as normas regulatórias e as melhores práticas da indústria.